Skip to main content

Agenda do Novembro Negro precisa ser discutida durante o ano todo

Festival Zumbi Vive: Apresentação dos Mandingueiros do Amanhã abre a celebração

A convocação em destaque no título é de Airton Ferreira, integrante da Coordenação do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), e foi feita e reafirmada em entrevista ao Jornal Tambor, no dia 20 de novembro, data da primeira edição do Festival Zumbi Vive que levou à Praça Deodoro, no Centro de São Luís, uma festa de música, dança, ancestralidade e resistência na luta contra o racismo.

Além de celebrar o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, pela primeira vez considerado Dia Nacional no Brasil, o Festival foi um espaço para promover manifestações culturais afro-brasileiras, como a Capoeira, o Tambor de Crioula e outras.

Além de Airton, o Jornal Tambor de quarta-feira (20/11), também conversou com Maria Inez Pinheiro, da Coordenação Estadual do Movimento dos Sem Terra/MA e do Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina.

(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de de Inez e Airton)

Para Airton, o festival é importante para empoderar e celebrar o 20 de novembro.

Ele falou que o racismo continua sendo um dos fatores determinantes na garantia de direitos da população negra no Maranhão e no Brasil, e que isso ´um problema no avanço de melhorias para mulheres negras e homens negros.

“Precisamos que essa Agenda do Novembro Negro seja discutida durante o ano inteiro, para que a população de pessoas negras tenham algum retorno efetivo em forma de políticas públicas para o seu bem-viver”, afirmou o coordenador do CCN.

Segundo Inez, a realidade da mulher negra é ainda mais assustadora em todas as esferas sociais. Ela afirma que investir em educação, saúde, emprego e moradia para o povo negro é fundamental para que alcancemos uma sociedade mais justa e igualitária.

A coordenadora do Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina destacou que “ainda existem muitos desafios, mas pra gente ganhe alguns avanços precisamos estar organizados politicamente”.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Inez e Airton)

Já participou? Pesquisa com a Agência Tambor está em pleno processo. Acesse o link: https://forms.gle/1WJwK1P5VVNPz7JC9

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados