A passagem do tempo, da natureza, do movimento e da vida, pensando em como ou de que forma esses elementos se conectam com a nossa existência humana. A inspiração da reflexão é o caminho que a artista Susana Pinheiro traz para exposição “Outonos”.
Ao todo são 17 telas em técnica mista sobre algodão ou aquarela sobre papel, em estilo figurativo/abstrato, que estará disponível ao público até o dia 07 de janeiro de 2025, na Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Av. Carlos Cunha, nº 3261, em São Luís. Entrada gratuita.
Todos os trabalhos buscam refletir sobre passagem do tempo, da natureza, do movimento e da vida, pensando em como, ou de que forma, esses elementos se conectam com a nossa existência humana.
O Jornal Tambor de sexta-feira (06/11) entrevistou Susana.
A autora das obras, falou sobre o processo de criação das pinturas e suas reflexões.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de Susana )
Susana disse que a folha da árvore do Carvalho foi utilizada em seus trabalhos , porque traz um significado de proteção e longevidade.
A artista ressaltou que “as folhas representam uma ponte entre o sagrado e o material. E essa é a proposta da exposição, a arte nos proporciona esse lugar de reflexão, para entendermos que a gente é matéria, mas também habitamos dentro de uma espiritualidade que se mostra em diversas formas”.
Para ela as pinturas expressam e materializam as mudanças, as fases e as transformações da vida com o passar do tempo.
“A arte se não tiver esse papel de reflexão e de provocar ela não tem muito sentido. E por isso que entra a folha no trabalho porque é um casamento entre a forma figurativa e a forma orgânica para pensar sobre a existência humana”, declarou Susana.
(abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Susana)