Skip to main content

É histórico! Toada de Zé Olhinho registra violência contra cultura maranhense

Mestre Zé Olhinho | Foto: Divulgação

O sentimento de indignação dos artistas e dos trabalhadores da cultura maranhense foi resumido na toada “São de João Brandão”, de autoria do Mestre Zé Olhinho, amo do Bumba Meu Boi de Unidos de Santa Fé.

A música viralizou nas redes sociais e grupos de mensagens. 

(Ouça, ao final deste texto, a toada do Mestre Zé Olhinho)

Na letra, Mestre Zé Olhinho dispara que “o governo do Maranhão não ajuda meu Boi porque não sou de outro estado”. 

Em seguida, é dito que “ele traz de Salvador, só cantor renomado. Chega aqui, já recebeu mais de 1 milhão adiantado. Cinco mil reais é o meu cachê. Não sei porque eu tenho que receber atrasado”.

A toada reflete o sentimento de inúmeros artistas maranhenses que clamam por respeito e valorização.

Enquanto nomes de outros estados recebem cachês milionários e são remunerados antes de subir ao palco, as atrações locais têm pagamento inferior. Além de serem pagos com até dois anos de atraso. 

O São João de São Luís, em 2024, vai  repetir o Carnaval. Com uma programação prioritariamente “estrangeira”, deixando de lado o verdadeiro foco da política cultural. E o enaltecimento das manifestações populares e os artistas maranhenses. 

Leia também: Casa das Minas celebra Festa do Divino Espírito Santo

A tradição do Maranhão é renegada a um papel de figurante, seriamente desvalorizado. 

O espaço “Bumba Meu São João”, por exemplo, são nove dias de apresentações. Destes, somente um único dia é dedicado para atrações locais.  

Entre os nomes já anunciados pelo governo de Carlos Brandão estão Leonardo, Xand Avião, Nattan, Luan Santana, Gustavo Mioto, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, MC Daniel, Dennis DJ, Mari Fernandez, Henrique e Juliano, Matheus e Kauan e Israel e Rodolfo e a banda de forró Calcinha Preta. 

Em um flyer de divulgação do evento, o único dia dedicado à cultura maranhense, consta ‘Atrações locais’. O material deixa evidente o profundo desprezo que o atual governo do Maranhão tem pelos artistas maranhenses.

Toada do Mestre Zé Olhinho
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

[…] mestre Zé Olhinho usou sua arte para denunciar, em forma de toada, o descaso do governo maranhense com os artistas da terra. Confira a música na Agência […]


1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados