A 10ª edição da Safeira, vai tratar sobre a representatividade lésbica na literatura e outras questões que dialogam com o movimento LGBTQIAPN+.
O evento acontecerá neste sábado (19/09) no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, em São Luís, a partir das 16h44. A data escolhida marca o Dia do Orgulho Lésbico.
Durante o evento será exibido o documentário “Cassandra Rios, a Safo de Perdizes”, com a presença da diretora do filme Hanna Korich. Após haverá um bate-papo falando sobre a obra e a sexualidade feminina.
Para falar sobre esse tema, o Jornal Tambor de sexta-feira (18/08) entrevistou a diretora Hanna Korich. E Thaís Rodrigues, uma das organizadoras da feira.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Hanna Korich e Thaís Rodrigues )
Segundo a organizadora da Safeira, o evento nasceu com o objetivo de incentivar o reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo LGBTQIAPN+.
Thaís disse que a ideia é transformar a feira em um festival. Ela ressaltou que a feira é também “um espaço para dar visibilidade a temas voltados para essa comunidade”.
Para Hanna, a Safeira será uma oportunidade de discutir sobre a vida e o trabalho da escritora brasileira Cassandra Rios. A autora foi a primeira no Brasil a falar sobre pautas LGBTQIAPN+.
Hanna assinalou que em 1948 a escritora publicou seu primeiro livro, intitulado de A Volúpia do Pecado. A narrativa conta uma história de amor entre duas adolescentes.
A diretora afirmou que “o documentário mostra justamente a trajetória de Cassandra. Ela foi muito perseguida pela Ditadura Militar.” Hanna reforçou que “a autora abordava a mulher como um ser que sentia tesão, não só aquele estilo romance água com açúcar”, algo que não era visto na literatura daquele período.
A programação completa da 10ª edição da Safeira está disponível no @safeiramaranhao.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Hanna Korich e Thaís Rodrigues)