Com pré-estreia realizada em fevereiro, “Filhos da Barriguda” é um documentário que conta a história de Povoados da região de Gleba Barriguda, em Itapecuru-Mirim.
O Jornal Tambor, do último dia 24 de fevereiro, entrevistou a cineasta, técnica em audiovisual e psicóloga, Thais Lima, uma das pessoas responsáveis pela produção do filme. O curta tem realização da Guajajaras Filmes.
(Confira, no final desse texto, o Jornal Tambor com a entrevista de Thais Lima)
A cineasta produziu um documentário expondo a relação dos Povoados, dos seus habitantes, com a natureza. O filme narra o dia-a-dia das comunidades de Campo Rio, Pulgão, Magnífica e Lavandeira – da região que é reconhecida como quilombola -, do ponto de vista dos próprios moradores.
Thais Lima também pontuou que é interessante como a agricultura familiar predomina nas Comunidades e os moradores cultivam manualmente de acordo com as chuvas. O filme quis mostrar essa relação.
“A relação do tempo da natureza com o tempo do homem no campo me envolveu bastante” , disse ela. “É um lugar evoluído nas questões humanitárias”, completou a cineasta.
Se tratando do filme, Thais Lima evidenciou que eles quiseram sair dos padrões dos documentários tradicionais. Por conta disso, trouxeram para a produção sons da natureza, com a relação dos moradores dos Povoados com o ar, água e terra. E para construir esta estética utilizaram muito dos detalhes das filmagens.
Os moradores dos Povoados foram os primeiros a assistirem Filhos da Barriguda, na pré-estreia. A cineasta destacou feliz que o documentário foi muito bem recebido por eles.
(Veja abaixo o Jornal Tambor com a entrevista de Thais Lima) 👇👇🏾👇🏾