O clipe “A Morte” é selecionado para a 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema.O evento irá acontecer de 09 a 16 de junho deste ano de 2023, em São Luís, com o tema “Democracia em Cena”.
Dentro da programação, o vídeo será exibido na “Mostra Competitiva de Videoclipes”, no turno da tarde do dia 10 de junho, no Teatro João do Vale,
Com letra e música de Luís Lima, interpretada por Cláudio Lima, a diretora do clipe Cláudia Marreiros revelou esperar que as pessoas se sintam tocadas pela mensagem exposta.
“Foi um processo muito intenso desde a sua concepção. Uma letra escrita pelo poeta Luís Lima em tempos de pandemia. A gente transpôs as nossas reflexões entre essa linha tênue da vida e da morte”, refletiu Marreiros.
O poeta, cantor e compositor Luís Lima contou que o poema surgiu em um momento de inquietude e revolta com o momento do Brasil, a pandemia da Covid-19.
Leia também: Música! César Nascimento lançará “É pra São João”
Ele ressaltou que demonstrou a angústia de pessoas que morriam por falta de compromisso e pela ausência de humanidade do governo federal da época.
“Foram inúmeras mortes que poderiam ter sido evitadas. A poesia é uma indignação daquele momento. A arte é uma voz contra a falta de ética, de moral. Então falei da ‘morte’.”, assinalou o poeta Luís Lima.
O cantor Cláudio Lima disse que a gravação do clipe “A Morte” foi um processo muito intenso e doloroso.
“A música fala de um tema que é triste, e tabu. Então, depois de ter sido atravessado pelo início da pandemia de Covid, onde assistimos a necropolítica mais escrachada do mundo, o compositor Luís Lima foi preciso ao chamar o inominável ex-presidente de ‘cura invertida’, o inverso da vida”, enfatizou o intérprete.
Ele também expôs que no momento da gravação do vídeo, acompanhou a mãe por dois meses internado em uma UTI de um hospital privado.
“Além dela, tantas vidas serem mantidas e prolongadas pela tecnologia e tanta negligência de falta de cuidados,como não queremos morrer?”, questionou o cantor.
“A Morte” – Ficha técnica
Letra e Música – Luís Lima
Voz – Claudio Lima
Direção // Fotografia // Montagem e Edição – Cláudia Marreiros
Direção de Arte // Roteiro // Ilustrações – Cláudio Costa
Produção de Arte // Figurino // Maquiagem – Marcos Ferreira
Assistente de Arte – João Vinicius