Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
06/03/2020
Em São Luís, diversas atividades serão realizadas, em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, sobre a luta contra o machismo, sexismo, e pela garantia de direito às mulheres.
Para falar dessas diferentes atividades e, também, do ato unificado que acontecerá dia 09 de março, com concentração às 15h, na Praça Deodoro, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Dayana Roberta e do Coletivo das Mulheres Negras Mãe Andressa, Josanira da Luz, participaram do Radiojornal Tambor, desta sexta-feira (7).
Este ato unificado do dia 9 é organizado pelo Fórum Maranhense de Mulheres, em parceria com várias organizações sociais e movimentos de mulheres, centrais sindicais, partidos do campo progressista, sindicatos, órgãos públicos voltados para as políticas de proteção e apoio às mulheres.
“É o momento de nós mulheres reafirmarmos nossa luta”, destacou Josanira da Luz. A pauta do movimento de mulheres, em 2020, é contra Bolsonaro, contra os discursos de ódios que corroboram com o aumento do feminicídio no Brasil.
Segundo Dayana Roberta, além de tudo, é um movimento antirracista, anti-homofobia e anticapitalista. “O movimento feminista do Brasil está dizendo ‘fora Bolsonaro!’. Ele está matando a população negra, as mulheres, os quilombolas, os pobres. Nós mulheres estaremos nas ruas, com a classe trabalhadora, com estudantes, dizendo não a todo esse desmonte”, ressaltou Dayana Roberta.
No ato do dia 9, após a concentração na Praça Deodoro, a partir, das 15h, será feito um percurso pela Rua Grande, Rua do Egito, Av. Beira-Mar e encerrará na Casa do Maranhão, na Praia Grande.
Além do ato unificado, terão outras atividades tais como, a V Ação da Marcha Mundial das Mulheres, que acontecerá no Brasil e no mundo, com o lema: Resistimos para Viver e Marchamos para Transformar. Em São Luís, o lançamento da V Ação, será dia 08 de março, à partir das 08h, na Feira de Cidade, na Praça Benedito Leite – Centro. Dia 13 de março, será o lançamento da Rede de Mulheres Negras do Maranhão.
Ouça a entrevista em nosso TamborCast: