A comunidade de Jussaral, na zona rural de Urbano Santos (MA), vem sofrendo ameaças, humilhações e agressões. Plantadores de soja tentam tomar suas terras. E nesse processo de violência, tentam impor medo e o terror.
Neste final de março, os plantadores de soja soltaram seis cachorros da raça pitbull na comunidade, formada por pequenos agricultores.
O resultado, danoso para a população, foram cinco animais gravemente feridos, duas vacas e alguns jumentos, utilizados para transporte de carga e dos moradores.
Após a violência, os moradores da comunidade disseram que produtores de soja teriam dito que, em último caso, “tem dinheiro suficiente para pagar qualquer indenização”.
Leia também: Últimos quatro anos! Aumenta o desmatamento no Maranhão
Na região, os conflitos pela posse da terra são intensos. Empresários do agronegócio querem expulsar as comunidades tradicionais, para ampliar a implantação do cultivo da soja.
O líder comunitário do Jussural, Raimundo Rodrigues Viana, relatou que são várias ações diárias para “nos amedrontar e intimidar”.
De posse de uma Certidão Negativa do Cartório do 1º Ofício de Urbano Santos, Raimundo Viana disse que vai resistir para que a comunidade não seja expulsa de seu território.
A certidão informa que não há nenhum imóvel registrado na área, em nome das empresas que reivindicam o território.
Meu deus quando vai chegar o fim dessas violências estamos aflitos com muito medo também não sei até quando vai essas violência contra os trabalhadores