Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
02/05/2020
Em conversa com a Agência Tambor, nesta quinta-feira (30), o médico e secretário de Estado de Políticas Públicas, que representa o Maranhão no Comitê Científico do Nordeste de combate ao coronavírus, Marcos Pacheco, esclareceu diversas dúvidas sobre as políticas de combate ao Covid-19 no estado.
O médico disse, durante o Radiojornal Tambor, que o governo estadual tem buscado testar todos pacientes internados, assim como todos que chegaram ao óbito com suspeita da Covid.
Segundo o ele, o número de pessoas infectadas, em todo o estado, pode ser de 10 a 15 vezes maior que o apresentado no boletim oficial, por conta da falta de testes.
Marcos Pacheco disse, no entanto, que a quantidade de pessoas falecidas em decorrência da doença, deve estar próximo do número real, pois o governo tem testado todos os que morreram com suspeita da Covid-19.
Para combater as subnotificações no estado, o secretário comunicou que será lançado, a partir da segunda-feira (4), um telefone e um aplicativo com a possibilidade das pessoas ligarem ou se cadastrarem. Deste modo, elas poderão relatar os sintomas que estão sentindo e, dependendo do perfil clínico apresentado, o médico entrará em contato.
Além disso, ele também esclareceu à Agência Tambor que um dos maiores problemas que o governo tem enfrentado no combate ao coronavírus, é a falta de equipe médica para tratar dos pacientes.
“O nosso problema não é caso de leito clínico, mas sim de equipes médicas”, enfatizou.
O secretário também ressaltou que é preciso tratar a Covid-19 de forma técnica e não politizar a doença.
“Estamos diante de um problema que não é político e sim sanitário. Depois poderemos discutir a política dele”, disse Marcos Pacheco.
Para ouvir a entrevista completa confira nosso TamborCast.