A Fundação Getúlio Vargas divulgou, na sexta-feira (23/02), o resultado dos aprovados no concurso público da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A realização do concurso é fruto de uma longa e grande luta social. De uma ação protagonizada pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM), que juntou outras organizações e movimentos.
Luiz Carlos Noleto Chaves, diretor do SINDSALEM e membro da comissão do concurso, gravou um vídeo lembrando o assunto e dando a boa notícia, sobre o resultado final.
Veja abaixo:
A história deste concurso é longa. Houve uma decisão judicial, há mais de cinco anos, para sua realização. A partir daí, aconteceu uma verdadeira batalha nos tribunais, pois a Assembleia recorreu da decisão.
Vencida a questão jurídica, a decisão final da Justiça não era cumprida pelo então presidente da Assembleia, Othelino Neto.
Os deputados e as deputadas também não queriam o concurso. Nenhum dos parlamentares queria tirar as vagas dos seus apadrinhados.A mídia de mercado foi cúmplice, silenciando diante do escândalo.
Com o não cumprimento da decisão judicial, em outubro de 2021, a partir de mais uma articulação do SINDSALEM, um grupo de 25 organizações sociais lançou um manifesto, cobrando da Assembleia a realização do concurso.
O professor Elson Gomes, fundador e diretor-sócio do Júris – Sistema de Ensino, também contribuiu para mobilizar a sociedade a pressionar pelo concurso. Inclusive deu entrevistas para a Agência Tambor.
Diante da pressão e visibilidade do escândalo, a Assembleia foi obrigada a cumprir a decisão judicial.
Uma primeira etapa do concurso chegou a ser feita, mas teve que ser anulada, por denúncias de irregularidades. Tudo isso ainda na gestão de Othelino Neto.
Leia também: SINDSALEM segue acompanhando detalhe do concurso da Assembleia Legislativa
A pressão e mobilização, a partir do Sindicato, continuou. E um novo certame foi realizado. O SINDSALEM fez questão de acompanhar todo o processo, para ter a certeza de que foram aplicados protocolos confiáveis de segurança.
Ao todo, 27.561 candidatos disputaram as vagas. E 66 aprovados terão contratação imediata.
Agora a luta do sindicato é para garantir a homologação e contratação dos aprovados.
Veja, abaixo, a lista dos aprovados.