Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
27/03/2020
O prazo da declaração do Imposto de Renda está previsto para o dia 30 de abril. No entanto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que tem se alastrado pelo Brasil, já existem pedidos de prorrogação.
Uma das entidades a recomendarem a mudança de data, foi a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pleiteou ao ministro da economia, Paulo Guedes, ofício solicitando o aumento de 90 dias para a entrega da declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas e certidões negativas e positivas.
A contadora, funcionária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Monica Rocha, comentou que muitos dos contribuintes são idosos, acima de 60 anos, que estão na faixa etária das pessoas que não podem circular pelas ruas e devem estar cumprindo confinamento obrigatório motivados pela pandemia.
Por conta disso, podem ter dificuldades de conseguirem todas as documentações necessárias para que os profissionais da área de contabilidade possam realizar a declaração do Imposto de Renda.
“A nossa expectativa é que o governo federal entenda esse momento e prorrogue esse prazo”, disse a contadora.
De acordo com dados da Receita Federal, até o dia 23 de março já foram entregues 7.518.007 de declarações do Imposto de Renda de pessoa física.
O Órgão também informou que prorrogou o prazo de apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) para o dia 30 de junho.
A Receita Federal também prolongou o período de pagamento dos tributos Federais no âmbito do simples nacional.
Até o fechamento de matéria, o limite de entrega da declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas continua até dia 30 de Abril.