Skip to main content

São Benedito do Rio Preto! Denuncia diz que agrotóxico está liquidando com a vida na região

Nascente de rio contaminada

A comunidade quilombola de Guarimã, do município de São Benedito do Rio Preto, está denunciando que

De acordo com as denúncias, as águas da região estão sendo contaminadas por substâncias tóxicas, decorrentes da ação do agronegócio, na região do Baixo Parnaíba.

Leia também: Ausência de educação inclusiva para crianças autistas segue angustiando famílias de São Luís

Em razão disso, os danos ao meio ambiente e para as pessoas que dependem dos rios para sobreviver são gigantescos.

Peixes estão morrendo e pessoas adoecendo devido ao consumo da água contaminada por agrotóxico.

A região é marcada por violências promovidas pelo agronegócio. Recentemente, 36 comunidades do município sofreram violência de invasores, incluindo sojicultores e pecuaristas.

Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quarta-feira (08/11) entrevistou Maelson da Silva. Ele é liderança quilombola na comunidade de Guarimã, de São Benedito do Rio Preto, é ligado às Comunidades Eclesias de Base e ao Fórum Carajás.

(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Maelson da Silva)

Maelson disse que este é só mais um dos inúmeros problemas que todas as 40 comunidades de São Benedito do Rio Preto enfrentam.

Nascente de rio contaminada

Ele falou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chegou a fazer coletas de amostras da água, mas não deu retorno à comunidade sobre o resultado da coleta.

Ele sublinhou que “é preciso que o governo do estado do Maranhão monitore e analise as águas do município”. Segundo Maelson é uma questão de saúde pública, porque muitas famílias dependem dos rios para se alimentar e sobreviver, e muitas estão sem ter o que comer e ficando doentes por causa da contaminação.

O outro lado

A Agência Tambor enviou uma mensagem para saber o posicionamento do governo do Maranhão quanto a grave denúncia de que as nascentes dos rios na região do Baixo Parnaíba estariam sendo contaminadas por agrotóxicos. Veja abaixo a nota do governo.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) através da Superintendência de Fiscalização, informa que tomou conhecimento das denúncias sobre a possível contaminação dos rios no município de São Benedito do Rio Preto e que a área será objeto de fiscalização nos próximos dias para apurar a situação.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Maelson da Silva)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados