Agência Tambor
16/12/2019
O jornalista Ed Wilson Araújo, membro e um dos idealizadores da Agência Tambor, ganhou o Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Maranhão (MPMA) na categoria Webjornalismo. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (13). O comunicador foi entrevistado nesta segunda (16) pela Agência Tambor, onde falou sobre seu trabalho.
A reportagem vencedora é entitulada “Pirataria francesa: Polícia Civil apreende objetos históricos furtados de comunidades quilombolas no Maranhão” e foi publicada no blog do jornalista. Ela conta a escavação e retirada ilegal de materiais arqueológicos em áreas quilombolas no município de Bacuri, no litoral ocidental do Maranhão, comandada pelo casal francês Magnólia de Oliveira e François-Xavier Pelletier.
Um dia depois da publicação da reportagem no blog – no dia 5 de fevereiro – o MP em Bacuri abriu uma investigação com mandado de busca e apreensão em uma casa que o casal havia alugado no povoado Portugal. No local, foi encontrada grande quantidade dos artefatos desaparecidos.
Segundo Ed Wilson, as fontes que lhe deram a primeira pista para explorar essa pauta foram radialistas de rádios comunitárias de outros municípios – e essa não foi a primeira vez. Outra situação foi a chegada das manchas de óleo em Santo Amaro.”Essas pessoas estão lá, eles estão convivendo diariamente com a situação de municípios, e muitas pessoas de rádios comunitárias já me passaram pistas”, conta.