O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem) promoveu debates a partir do tema “A relação da luta contra as opressões e o sindicato”.
A questão foi tratada no XIV Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, nos dia 26 e 27 de outubro, no auditório Gervásio Santos (Plenarinho), na sede da Assembleia Legislativa, em São Luís.
Leia também: UFMA! Justiça define grupos de trabalho e Natalino Salgado não comparece em audiência
Uma mesa tratou sobre a “A Luta das mulheres e o combate ao racismo: um debate necessário”. Os debatedores foram Jéssica Marques, professora e militante do Coletivo Resistência Feminista e diretora do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos; e Roserverck Estrela, professor do Curso em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão.
No dia 27 houve uma palestra com o tema: “Etarismo: o que é e como impacta em nossas vidas”, com a médica Jacira Serra, coordenadora do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A direção do Sindsalem, reconhecida por sua luta em defesa da categoria, considera fundamental envolver o movimento sindical nas lutas e debates, que são de interesses dos oprimidos e da classe trabalhadora.
Além do debate, a diretoria também apresentou a prestação de contas do Sindicato e mostrou o plano de lutas da categoria. Houve momentos de integração dos participantes.
No sábado (28/10), o evento encerra com a “Festa do Servidor”, na sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Maiobão.