Skip to main content

Luta na CAEMA! Trabalhadores sindicalizados terão direito a Tíquete Natalino

trabalhadores decidem que os sindicalizados receberão tíquet natalino | Foto: STIU-MA

Aproximadamente 1500 funcionários da CAEMA vão receber Tíquete Natalino, equivalente a R$ 1369,60 . A conquista foi parte do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, fechado durante a Campanha Salarial da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, a CAEMA

Os trabalhadores filiados ao Sindicato dos Urbanitários serão os que terão direitos ao benefício, conquistado com muita luta. Cerca de 200 pessoas – que ainda não são sindicalizadas – poderão ficar de fora.

A decisão foi tomada pela própria categoria. Mas os que ainda estão fora do sindicato têm até o dia 20 de outubro para se filiar e assim acessar mais esse benefício.

O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA) realizou Assembleia Geral com as trabalhadoras e os trabalhadores para tratar do assunto, o pagamento deste Tíquete Natalino.

Este processo de consulta e participação da categoria encerrou na sexta, dia 22, em São Luís.

Antes, foram ouvidos trabalhadoras e trabalhadores de Pinheiro, Pedreiras, São João dos Patos, Presidente Dutra, Barra do Corda, Santa Inês, Coroatá, Itapecuru, Chapadinha e Imperatriz. A ampla maioria – mais de 90% dos presentes – decidiram que somente filiados e filiadas ao Sindicato devem se beneficiar com o Tíquete Natalino.


Leia também: Moda maranhense entre as melhores do Brasil

O presidente do Sindicato, Rodolfo César, lembrou que durante a negociação do Acordo Coletivo, a categoria aprovou a consulta ao Ministério Público sobre quem poderia receber o benefício.

O presidente também relatou que uma consulta foi feita ao Ministério Público do Trabalho, que transferiu a decisão para as partes envolvidas, ou seja, o Sindicato e a CAEMA. Dessa forma ficou acertado que a decisão seria da categoria, em Assembleia Geral.

O Sindicato entende que a Assembleia de Trabalhadores e Trabalhadoras é autônoma para decidir, conforme as regras e a dinâmica já definidas. “O que foi deliberado pela maioria dos presentes está sendo encaminhado à Caema”, adiantou Rodolfo César.

Em outros estados, o Ministério Público já se posicionou favorável ao encaminhamento de que só filiados ao sindicato da categoria devem se beneficiar de determinados benefícios.

“Queremos que todos e todas recebam os benefícios conquistados, desde que reconheçam e fortaleçam o processo que garantiu a conquista. Só existe o Tíquete Natalino porque existe o Sindicato e seus filiados se mobilizaram, pressionaram e fizeram paralisação. Toda conquista é fruto de nossa organização e de nossa luta”, enfatizou o presidente.

A Caema tem hoje cerca de 1.700 empregados, sendo 1.491 filiados ao Sindicato dos Urbanitários. A entidade informou que pouco mais de 200 pessoas não são filiadas, não contribuem mensalmente com o sindicato e, portanto, não colaboram para o fortalecimento da lutas em favor da categoria.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados