Segue na Câmara de Vereadores de São Luís a luta dos trabalhadores pela valorização do serviço público e dos servidores públicos que compõem aquele casa legislativa.
A luta vem sendo comandada pelo SINDSCAM, o Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís, formado em sua maioria por servidores concursados.
O SINDSCAM fez um estudo sobre o orçamento da Casa. Pesquisou tudo que entra de dinheiro no Poder Legislativo municipal de São Luís e todos os gastos desse mesmo Poder.
A partir desses números, foi apresentada uma proposta para a direção da Casa, hoje comandada pelo vereador Paulo Vitor (PSDB).
A Câmara montou uma comissão para tratar do assunto, com a participação do SIDSCAM. Houveram momentos de tensão.
A Agência Tambor apurou que hoje a negociação está sendo feita diretamente entre o Sindicato e o presidente da Casa, o vereador Paulo Victor, auxiliado pela nova secretária geral, Layssa Waquim.
Uma reunião recente foi realizada com Layssa. Na oportunidade, o Sindicato apresentou uma minuta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Câmara Municipal, elaborada pela entidade.
Leia também: Racismo religioso! Assembleia Legislativa do Maranhão em cheque!
O sindicato apresentou ainda um estudo técnico orçamentário e discutiu pontos do Plano para esclarecer possíveis dúvidas.
Houve uma reunião com Paulo Victor e o Sindicato, onde estiveram presentes os vereadores Astro de Ogum e Thyago Freitas, onde teria sido reforçada por todos a necessidade de dar andamento no assunto.
Após sucessivas reuniões e mobilizações públicas, os servidores aguardam um parecer da Câmara de Vereadores e em especial do presidente Paulo Vitor.
A valorização dos serviços públicos, em especial de servidores concursados é fundamental num processo de fortalecimento democrático.