Na próxima terça-feira (05), das 8h às 12h, como parte da programação do Mobiliza SLZ, vai acontecer no Complexo Santa Amélia, próximo à Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, o seminário “Caminhos da Boiada: uma estratégia turística e de comunicação para os boieiros”.
O evento é resultado de uma pesquisa coordenada pela professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Letícia Cardoso, que deu uma entrevista ao Jornal Tambor, de sexta, 1 de setembro.
(Veja abaixo, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Letícia).
Leia Também: Maranhense ganha prêmio em pesquisa sobre quebradeiras de coco
Letícia informou que no seminário vai acontecer o lançamento do site “Caminhos da Boiada” e da 2ª versão do mapa impresso, com informações georreferenciadas sobre 100 grupos de bumba-boi situados na Ilha de São Luís.
Na programação, consta ainda conversa sobre turismo de experiência, a partir da pesquisa de campo realizada nas comunidades boieiras e uma oficina de redes sociais direcionada aos líderes de bumba meu boi.
A pesquisa está incluída num projeto de extensão, havendo uma parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MA), para a realização do Seminário.
O projeto busca mapear 100 grupos de Bumba-meu-boi, utilizando recursos como imagens, vídeos, localização e contatos.
(Veja abaixo o Jornal Tambor, com a entrevista de Letícia)