Agora vai ser “de Lei”. São Luís está sendo reconhecida, oficialmente, como a capital brasileira do Reggae. O Senado Federal, através de sua Comissão de Educação, aprovou no último dia 8 de agosto um projeto que oficializa o título.
Após essa aprovação, no parlamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa sancionar o projeto. A partir daí São Luís do Maranhão será reconhecida como a Capital Nacional do Reggae.
Leia Também: Sindicato exige Plano de Cargos e Salários na Câmara Municipal de São Luís
Esse Projeto de Lei é de 2020 e foi de autoria do então deputado federal Bira do Pindaré (PSB), atual secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão. O projeto destaca a riqueza cultural e o papel fundamental de São Luís na promoção desse estilo musical no Brasil.
Para Bira do Pindaré, a aprovação, que ocorreu por unanimidade entre os membros da Comissão de Educação, é um reconhecimento da relevância do Projeto de Lei.
Ele disse que “o reggae tem desempenhado um papel vital na expressão artística e na transmissão de mensagens de paz, amor, justiça social e conscientização em todo o mundo”.
Segundo Bira, “São Luís do Maranhão tem sido um ponto focal dessa influência no Brasil pois respira cultura e mantém a tradição em nossa capital”.