O Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís (SINDSCAM) realizou nesta semana manifestação para exigir a valorização dos servidores do poder legislativo municipal da capital maranhense.
Na segunda-feira (07), servidores com cartazes exibindo mensagens como “O Plano de Cargos: é Possível, é Necessário, é Exequível”, “93 % de Comissionados, 7% de Efetivos e Estável” e “O servidor que serve à sociedade precisa: #valorizaçãodeverdade#valorizaçãojá” exigiam a implementação do Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Vencimento da categoria.
A conselheira fiscal do SINDISCAM-SLZ Josiane Mendes ressaltou que uma valorização de verdade do servidor, para uma estrutura institucional, precisa ter foco na Constituição. “Nós servidores efetivos fazermos parte da Casa. Além do salário digno, precisamos ter um Plano que defina os nossos direitos e deveres”, ressaltou.
Josiane lembrou que hoje existe na Câmara de Vereadores de São Luís, um “plano”, copiado em 2006, da Prefeitura, extremamente defasado. “Esse plano contempla apenas uma tabela com cargos e número de vagas. Não conta as atribuições de nossos cargos. Nós construímos um Plano de Cargos completo, denso, com atribuições, deveres e direitos de cada um dos servidores”, assinalou.
Leia também: Organizações LGBT+ se revoltam contra vereador Paulo Victor
O Plano foi entregue à direção da Casa, que nunca apresentou uma proposta conforme apurou e divulgou a Agência Tambor em diversas matérias.
O arquiteto urbanista Hilryson Lima, funcionário concursado, há mais de três anos enfatiza que “agora mais do que nunca é hora de pensarmos na valorização que merecemos. O plano não é apenas um desejo, mas uma necessidade real. Juntos vamos fazer acontecer”.