Estava marcada para quarta-feira, 26 de julho, uma reunião da comissão montada na Câmara Municipal de São Luís, para discutir o novo Plano de Cargos, Carreira, Salários e Vencimentos dos servidores deste poder legislativo municipal.
O SINDISCAM informou que a reunião foi adiada para a próxima quinta-feira, 3 de agosto, às 10h. A decisão de adiar foi da Câmara Municipal, hoje presidida pelo vereador Paulo Victor.
A comissão que está discutindo o Plano de Cargos, Carreira, Salários e Vencimentos nasceu a partir da ação do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal (SINDISCAM).
Leia Também: Luta de trabalhadores da Suzano no Maranhão ganha apoio nacional
A organização sindical é dirigida por trabalhadores concursados e montou um grupo de estudos para conhecer, detalhadamente, o orçamento que hoje está a disposição desse poder legislativo.
O presidente do SINDISCAM, Mauro Brandão Júnior, também se manifestou nas redes sociais da instituição sindical, sobre o adiamento da reunião.
Houve insatisfação dos servidores. Segundo Mauro, “último encontro da comissão aconteceu há um mês. Tempo hábil para estudar, tratar das questões apresentadas pelo sindicato”.
O Plano de Cargos, Carreira, Salários e Vencimentos faz parte de uma proposta do SINDISCAM para a valorização dos servidores e servidoras da Casa, da melhoria das condições de trabalho e de uma melhora nos serviços oferecidos à sociedade de São Luís.
Em 2022, a Câmara Municipal de São Luís recebeu R$ 129 milhões em repasse para o orçamento. Desse total, R$ 81,7 milhões (cerca de 63%) foi destinado para gastos com pessoal (pagamento de vereadores, servidores comissionados, estatutários e servidores de carreira).
O impacto financeiro com os servidores de carreira, ou seja, aqueles servidores que entraram na instituição por meio de concurso público, foi de apenas 6,6%.