O 4º Festival da Comunicação Sindical e Popular será realizado no dia 24 de julho. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, na Cinelândia, a partir das 10h.
Nesta data comemora-se o Dia da Comunicação Popular no Rio de Janeiro. Uma homenagem ao jornalista Vito Giannotti, que se tornou referência na luta pela comunicação dos trabalhadores.
O Festival é uma iniciativa do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). E tem como objetivo discutir e levar para praça pública jornais alternativos, livros e outras produções de movimentos sindicais populares.
Leia também: Educação e racismo! Pesquisadora maranhense quer descolonizar a literatura brasileira
O Jornal Tambor de terça-feira (18/07) entrevistou a jornalista, historiadora e coordenadora do NPC, Claudia Santiago. O Núcleo foi fundado por ela, junto com Vito Giannotti.
(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Claudia Santiago)
O evento inclui aula pública sobre História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil, três rodas de conversa sobre comunicação, redes sociais, combate às mentiras na Internet, além da relação entre periferias e democracia.
O Festival também quer levar a produção da comunicação sindical para perto do público. Claudia disse que na Cinelândia circulam diversas pessoas e por isto a escolha do local.
“É uma forma de resgate da história, porque levamos para praça jornais produzidos pelos movimentos no final da década de 70 e outros que contam a história da classe no Brasil”, ressaltou a jornalista sindical.
Programação do Festival
10h: Abertura do Festival
10h30: Aula pública sobre História das Lutas dos Trabalhadores no Brasil
14h: Roda de conversa sobre comunicação no Rio de Janeiro
16h: Roda de conversa sobre Redes sociais e combate às mentiras na Internet
18h: Roda de conversa sobre periferias e democracia
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Claudia Santiago)