Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
21/01/2021
Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Com a vacinação contra a Covid-19 iniciada no Brasil, as pessoas ainda têm dúvidas sobre o processo e qual imunizante devem tomar.
O médico, especialista da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rivaldo Venâncio, em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta quinta-feira, 21, tratou sobre pontos importantes em relação às vacinas contra o novo coronavírus.
Ele explicou que a população deve se vacinar com duas doses do imunizante, pois os protocolos de estudos anteriores, apontaram que o ideal para sua eficácia são estas doses.
Além disso, as vacinas produzidas demonstram serem eficientes, porque as pesquisas apresentadas apontaram, que mesmo vacinada, se a pessoa contrair o vírus desenvolve apenas sintomas leves.
“100% das pessoas que tomaram não tiveram a forma mais grave. Ela salva vidas! É esta perspectiva diante de nós”, pontuou o médico.
Rivaldo Venâncio também destaca que a imunização alivia as pressões dos profissionais nos hospitais, que podem cuidar de outros problemas de saúde que continuam existindo.
“A Covid não substitui outros problemas de saúde pública. Ela somou-se. Por isso a vacina é bem-vinda”, disse.
Outro ponto ressaltado por ele é que pessoas que já contraíram o vírus devem se vacinar. Além disso, aqueles que apresentam sintomas gripais são aconselhados a aguardar melhorar o quadro para poderem se vacinar.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.