Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem) visitaram essa semana os funcionários da Vale.
Na oportunidade aconteceu o diálogo sobre saúde dos trabalhadores e segurança no trabalho. Também foi lançado o “Fórum Permanente de Discussão com os Trabalhadores da Eletrovia”.
O diretor de Comunicação do Stefem, Ribamar Fonseca, explicou que primeiramente serão coletadas as demandas dos funcionários e os problemas setoriais da Eletrovia.
“Os trabalhadores podem encaminhar suas demandas pelo WhatsApp (98) 991160427. Após a coleta será gerada uma Carta Compromisso entre o Sindicato e a Vale para garantir os pontos acordados e problemas a serem resolvidos”, assinalou Ribamar Fonseca.
Os “Fóruns de Discussão Permanente” estão sendo realizados, continuamente pelo Stefem, em busca de soluções para problemas setoriais.
Leia também: Eleição na UFMA! Abuso de poder é tema de debate
Na primeira “Carta Compromisso”, assinada em 03 de maio deste ano, entre o Stefem e a Vale, foram definidas condições para serem cumpridas na solução de demandas da “Categoria C”, dentre outros. Além da proibição da mudança da escala de 6 por 2 dos maquinistas, que só poderá acontecer mediante acordo entre a Vale e o Sindicato.
Agora, estão sendo coletadas as demandas dos trabalhadores na Eletrovia. Logo em seguida, serão definidas as datas para discussão de problemas setoriais do porto, pelotização e em outras áreas.
A direção do Stefem também tem realizado reuniões com os trabalhadores em todas as bases ao longo da ferrovia. O Sindicato esclarece e orienta sobre todos os pontos garantidos em acordos coletivos com a empresa, além de ouvir as demandas de cada setor.