Um posto BR, localizado na cidade de São Luís do Maranhão, foi interditado pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor do Maranhão (Procon). Trata-se do posto Maciel, localizado na Avenida dos Holandeses, bem próximo ao Shopping do Automóvel e da rotatória que desce para praia do Caolho. Um motivo indicado foi a ausência do repasse da nova política de preços da Petrobras.
A Agência Tambor esteve no local no dia 6 de junho e constatou que o preço indicado na bomba era de R$ 6,49, para um litro de gasolina comum. A interdição do Posto teve como origem processos iniciados pelo Procon, a partir de várias denúncias.
No mês passado, em maio, a Petrobras acabou com a política de Paridade de Preço de Importação (PPI) para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha nas refinarias. Junto a isso, o governo Lula lançou um canal de denúncias para casos de preços abusivos nos postos de combustíveis do país.
Durante o governo Bolsonaro, o preço dos combustíveis causou sérios danos à economia, especialmente aos mais pobres. Às vésperas da eleição para presidente, o mesmo governo anterior fez arranjo em relação ao ICMS, com data de validade, apenas para fins eleitorais. O arranjo acabou. E é a nova política do governo Lula que está tentando arrumar o caos anterior.
Leia também: Rádios Comunitárias participam de oficina sobre capacitação de recursos
No Maranhão também existe mecanismos para que a sociedade possa denunciar os revendedores que querem abusar, atuando em desacordo com a nova política de preço da Petrobras.
As denúncias podem ser por meio do site procon.ma.gov.br, aplicativo Viva Procon e pelas redes sociais do órgão @proconmaranhao.
A Agência Tambor tentou ouvir o Posto Maciel. Falamos pessoalmente com um rapaz, identificado como gerente. Ele não quis falar, nem quis passar o contato do proprietário.