Skip to main content

Festival Guarnicê! Curador diz que cinema não é fast food

Foto: Divulgação

A 46º edição do Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 09 a 16 de junho, em São Luís do Maranhão. Será em formato híbrido e todas as apresentações do evento são gratuitas. Seu tema será “Democracia em Cena”. 

Para falar sobre o festival, o Jornal Tambor de sexta-feira (02/06) entrevistou Arthur Gadelha, o curador desta 46º edição.

(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Arthur Gadelha)

Ao todo foram selecionadas 70 obras audiovisuais para Mostras Competitivas, divididas em quatro categorias: curta-metragem, longa-metragem, videoclipes e filmes publicitários. 

Já na Mostra Paralela, serão exibidas 134 produções divididas em 11 mostras diferentes, com o objetivo de formar plateia e promover discussões sobre temas sociais e políticos importantes da nossa sociedade.

Leia também: Rádio das Tulhas volta no clima de São João

Segundo o curador, o tema escolhido para este ano, “Democracia em Cena”, vem com o objetivo de reforçar a importância do acesso ao cinema, do respeito à diversidade e da promoção de um ambiente de tolerância e diálogo.

“Para mim está sendo uma grande responsabilidade, o festival é um dos maiores do Brasil. Passamos nos últimos anos por várias ameaças à democracia em várias instâncias. A cultura sempre é a primeira afetada”, afirmou Arthur Gadelha.

Arthur disse que as obras irão abordar assuntos que estão atualmente no debate público, como a LGBTfobia, o racismo, questões de gênero, direitos dos povos indígenas, política de cotas nas universidades, direitos trabalhistas e outros.

Para ele, existe hoje no Brasil um problema na distribuição de filmes, porque ainda é um processo muito restrito. São poucas as produções nacionais que ganham grandes destaques em festivais internacionais ou que chegam nas “salas de cinema”. 

Arthur falou também da diversidade do cinema brasileiro que merece mais incentivo e reconhecimento, sendo necessário mais debate sobre o cinema nacional.

“Precisamos parar de pensar que o cinema seja apenas uma coisa de consumo, que é isso que essa indústria globalizada quer fazer, você só consumir e não discutir e refletir sobre o filme”, declarou o curador do 46º edição do Festival Guarnicê de Cinema. Segundo ele, Cinema não é fast food.  

A programação completa do festival está disponível no link: 

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Arthur Gadelha)

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Raimundo

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu blog: Cine Vision V3


1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados