Skip to main content

Conferência trata de combate à fome e segurança alimentar

Foto: GETTY IMAGES

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi recriado pelo governo Lula. Com seu retorno, ações de combate à fome e a insegurança alimentar se intensificaram em vários estados do Brasil, dentre eles o Maranhão.

Nesse processo, será realizada a VI Conferência +2 Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão, nos dias 17 e 18 de maio.

O evento acontecerá na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA), em São José de Ribamar.

Na Conferência serão discutidas estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional no Maranhão.

Essa etapa estadual contará com a presença de representantes da sociedade civil e do poder público. Além da eleição de 30 delegados para participarem do encontro nacional, que acontecerá em dezembro deste ano, em Brasília (DF).

Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de terça-feira (16/05), entrevistou Concita da Pindoba. Ela é agricultora familiar, secretária geral do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e coordenadora geral do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar.

Leia também: História e música! Livro mostra uma relação entre São Luís e Manaus

(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Concita da Pindoba)

Segundo Concita, a expectativa é que o evento reúna 300 participantes, para debaterem sobre a crise alimentar do Maranhão. Ela ressaltou que o estado é um dos com maior índice de insegurança alimentar grave, no Brasil.

“Apesar do Maranhão ter editado muitas políticas de combate à fome, infelizmente, por ingerência não conseguiu combater esse alto índice. Hoje está faltando alimento na mesa de muitas pessoas”, afirmou a secretária geral do Consea.

A secretária ressaltou também que a Conferência é um valioso espaço para integrar pessoas no combate à essa crise. E pode buscar medidas efetivas para beneficiar a população mais pobre do estado. “A fome é uma luta de todos!”, declarou.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Concita da Pindoba)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados