Moradores do Quilombo Rampa e Caetano Rampa, no município de Vargem Grande, denunciam a falta de estrutura na estrada que liga as duas comunidades. A via está alagada, com matos por todos os lados, intrafegável.
Segundo a denúncia veiculada na TV Quilombo, com a estrada sem infraestrutura, o ônibus escolar parou de transitar na via. Por conta disso, as crianças do Quilombo Caetano da Rampa estão sem aulas há meses.
Além disso, as ambulâncias sequer podem entrar nas comunidades. Gerando ainda mais preocupação nos quilombolas, que têm receio de algum morador necessitar desse serviço do SUS.
E as motos, bicicletas e carros trafegam com muita dificuldade na estrada. Essa situação está prejudicando os dois quilombos que precisam da via para locomoção.
As comunidades cobram da prefeitura de Vargem Grande uma resolução imediata da situação. E pedem para que se faça urgentemente uma estruturação na via, para que ela seja transitável.
Leia também: Combate à violência! Observatório estimula participação popular!
Não é a primeira vez que os alunos ficam sem aulas por conta da estrada que liga os dos quilombos. De acordo com a denúncia, as crianças ficaram cerca de seis meses impossibilitadas de estudar, em 2022.
Outras estradas da zona rural de Vargem Grande também estão na mesma situação dos Quilombos Caetano da Rampa e Rampa.
Os moradores já se reuniram com a Prefeitura do município e o secretário de Obras. Também tiveram audiência com o Ministério Público, mas até o momento nada foi resolvido. Enquanto isso, continuam prejudicados pela dificuldade de locomoção na estrada.