A zona rural de São Luís está esquecida há séculos. Uma área que deveria ser protegida e preservada, agora foi lembrada para atender a grandes empresários que lançam suas garras na busca de muito dinheiro e investimentos que só atendem aos seus interesses.
Os problemas são inúmeros. Dentre tantos, os moradores da zona rural enfrentam a precariedade de serviços de saúde, educação, segurança, coleta de lixo, iluminação pública, transporte coletivo, saneamento básico e infraestrutura.
Um exemplo é a Comunidade do Residencial Amendoeira, no bairro do Maracanã, na zona rural de São Luís, que, por diversas vezes, solicitou a limpeza da região do Viva, e nada foi feito. “Estamos muito tristes. O Viva é a nossa área de vivência, lazer e integração da nossa comunidade. Toda a área se encontra muito suja e precisando de uma revitalização na quadra, na praça”, relatou a presidente da União de Moradores do Residencial Amendoeira, Rosy Ferreira.
Rosy disse ainda que, após inúmeras pedidos e tentativas de uma solução junto à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado, a população resolveu fazer uma limpeza por conta própria. “Nos reunimos. A própria comunidade fez uma vaquinha para limpar parte da área, cerca de 40%. Essa é um espaço muito importante para a comunidade. É onde desenvolvemos os nossos projetos sociais”, enfatizou.
A Agência Tambor fez contato com a prefeitura através do e-mail. [email protected]. Até o momento não tivemos retorno.