A juventude rural maranhense está em mobilização para o 4° Festival Nacional da Juventude Rural, que será realizado de 25 a 27 de abril, em Brasília.
Com o lema Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo, o evento está sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), que reuniu 27 Federações de Trabalhadores Rurais do Brasil e sindicatos filiados.
O objetivo é a realização de diversas ações voltadas para a juventude, principalmente para os jovens e as jovens que vivem no campo, e através disso demandar ao governo federal pautas prioritárias dessa população.
Para falar sobre o Festival, o Jornal Tambor desta terça-feira (04/04) entrevistou Geová Goes – agricultor familiar, assentado da reforma agrária no município de Caxias (P.A Caxirimbú), que atualmente, é vice-presidente do CEJOVEM do Maranhão, membro da Comissão Nacional de Juventude da CONTAG e Secretário de Juventude da FETAEMA.
(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Geová Goes)
Segundo Geová, o Festival reunirá mais de cinco mil jovens de áreas rurais do país em Brasília, para reivindicar políticas públicas para o permanecimento da juventude no campo, com mais qualidade de vida.
“O primeiro aconteceu em 2007, mas o festival deste ano será bem diferente dos outros. Terá um caráter mais informativo, reivindicatório e propositivo para a juventude camponesa de todo Brasil”, afirmou o Secretário de Juventude da FETAEMA.
Geová ressaltou que o evento, além de debater sobre as pautas da população jovem, irá discutir todas as questões que impactam a vida das pessoas no campo.
O Secretário declarou que serão fretados dez ônibus para levar 500 jovens maranhenses para a Capital Federal, para participar do Festival.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Geová Goes)