O Instituto Maranhão Sustentável e a Casa d’Arte lançaram a campanha “Adote um aluno” para consolidar e ampliar o projeto “Pescando Sons”. A iniciativa oferece, de forma gratuita, aulas de música para crianças e adolescentes das áreas do Araçagy e da Raposa, na Ilha de São Luís. As contribuições, em qualquer valor, podem ser feitas pelo Pix 14.977.063/0001-07.
Para o professor de música Bruno Agrella, o projeto “Pescando Sons” é essencial e supre com aulas de música uma demanda social muito grande nas áreas do Araçagy e da Raposa, propiciando às pessoas vulneráveis experiências e aprendizados.
“As aulas de músicas suscitam nessas crianças e adolescentes um olhar mais sensível e uma centena de transformações em seu comportamento afetivo e social, diz Agrella ao comemorar os resultados extremamente positivos do projeto, onde crianças e adolescentes já se apresentam em igrejas ou em suas escolas.
Ele contabiliza que, em 2022, foram comtempladas 14 crianças e adolescentes e, este ano, são 30 alunos de oito a 14 anos de idade. O grupo é dividido em duas turmas, com acesso “a um mundo de inspirações, além da ampliação de seu universo psicossocial emotivo, psicomotor, cognitivo, afetivo, enfim, uma oportunidade de ser cidadão consciente e crítico”.
Nessa etapa do projeto é ofertado o curso de flauta doce para democratizar e fortalecer a música folclórica e cultural maranhense para as novas gerações. Todo um cronograma foi desenhado e colocado em prática para atrair o maior número possível de crianças.