Após um jejum de dez anos, em uma partida emocionante, o Maranhão Atlético Clube (MAC) venceu nos pênaltis o Moto Club e conquistou o Campeonato Maranhense de Futebol 2023, o seu 15º título do estadual.
No tempo normal, MAC e Moto ficaram no empate de 1 X 1. Nas cobranças de tiro direto da marca do pênalti, o Bode Gregório, o Demolidor de Cartazes, venceu o Moto por 5 X 4.
Com o título, o Maranhão garantiu sua a participação na Série D do Brasileiro deste ano , a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024 e a Copa do Brasil 2024 – participação que já estava assegurada com o título de campeão do primeiro turno.
Já o vice-campeão Moto garantiu vaga na Copa do Brasil 2023, a pré-Copa do Nordeste 2024 e pode conquistar uma vaga na Série D do Brasileiro deste ano, por meio da Copa FMF.
E o Sampaio Corrêa, a Bolívia Querida, que completou cem anos no último sábado, dia 25 de março de 2023, disputa novamente este ano a Série B do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de conquistar o tão sonhado acesso à Série A do Brasileirão.
O Sampaio é o maior campeão do Maranhão com 36 estaduais, além de conquistado o tricampeonato nacional nas Séries B, C e D e, ainda, dos títulos de Campeão da Copa Norte e da Copa do Nordeste.