Skip to main content

Comunicação! Maranhão participou da Plenária Nacional do FNDC

Imagem: 24ª Plenária Nacional do FNDC.

Foi realizada em São Luís no Maranhão a Plenária Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação no Brasil.

O evento ocorreu no dia 14 de fevereiro, em formato híbrido, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MA), elegendo Joanilde Pires Pereira (SINDSEP/CUT) e Emilio Azevedo (Agência Tambor), como delegado (a)s da Plenária Nacional. Os dois foram até São Paulo, onde ocorreu essa atividade política.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação realizou sua 24ª Plenária Nacional, entre os dias 03 a 05 de março. O evento foi no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Apesar de ser uma atividade presencial, ela também contou com a participação virtual, num formato híbrido.

(Veja abaixo as principais decisões da 24ª Plenária do FNDC)

A prioridade do FNDC segue sendo estimular o debate sobre a comunicação no país.

O Fórum tem uma ação política de pressão, denúncia e diálogo com os diferentes governos. Nesse último evento, foram aprovadas várias moções. Uma delas pede o afastamento do Ministro das Comunicações, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil), eleito pelo Maranhão.

A Plenária Nacional também marcou o relançamento do Relatório “Violações à liberdade de expressão no Brasil”, que traz os casos denunciados pela campanha Calar Jamais, no período de 2019 a 2022.

Maranhão no FNDC

Joanilde e Emilio na 24ª Plenária Nacional do FNDC

Joanilde Pires Pereira e Emilio Azevedo falaram sobre o evento nacional e suas conexões com a realidade maranhense.

A sindicalista destacou que retomar esse encontro foi “de suma importância para o atual momento, pois a nossa comunicação veio sofrendo ataques”. Ela destacou o desmonte de TVs públicas e os constantes ataques à jornalistas “que cresceram de forma acentuada no desgoverno do Bolsonaro”.

Emilio Azevedo lembrou os dois seminários ocorridos no Maranhão, entre 2017 e 2022, tratando de Comunicação e Poder no estado. “Temos um acúmulo recente, um debate com ampla participação, tratando de democracia e comunicação no Maranhão”, diz o jornalista da Tambor. Ele acredita que a relação com o FNDC “vai reforçar a força política dessa luta local”.

Joanilde também ressalta que o FNDC agrega vários segmentos na luta em prol da democratização da comunicação, “nesse sentindo a luta é constante, para se ter uma boa comunicação, ela tem que ser democratizada. Nesse pressuposto entende-se que a comunicação é um direito de todos, mas só uma minoria tem esse poder em mãos”.

A militante da CUT disse que essa Plenária Nacional, ocorrida em São Paulo, deu “oportunidade de debatermos pontos cruciais para que possamos democratizar a comunicação no Brasil”. Emilio concordou com Joanilde, dizendo que “comunicação é assunto prioritário”. Ele diz que hoje “o antigo se une as novas tecnologias, para manter ou tentar aprofundar a desigualdade social”.

Principais decisões da 24ª Plenária do FNDC

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados