Skip to main content

Carnaval estimulou debate sobre política pública na cultura

Imagem: divulgação – Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.

Atendendo a recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão, vários prefeitos de municípios maranhenses decidiram cancelar a tradicional festa de carnaval.

Em São Luís, por outro lado, o Governo de Carlos Brandão trouxe atrações nacionais, que se apresentaram em dois grandes circuitos, na Avenida Litorânea e na Beira-Mar.

No entanto, houverem alguns protestos e reclamações. A tradicional escola de samba de São Luís Turma do Quinto não desfilou. Alguns artistas e produtores culturais fizeram manifestação pública, reclamando do governo.

Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor desta sexta-feira (24/02), entrevistou a jornalista, professora e pesquisadora da cultura popular Letícia Cardoso e o pianista e professor Daniel Lemos.

(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Letícia Cardoso e Daniel Lemos)

Segundo Daniel, a forma como o Carnaval é organizado no Maranhão é “antiquada” e o poder público Estadual não incentiva os artistas e produtores culturais a captarem seus próprios recursos, sem depender exclusivamente de editais.

O professor ressaltou que o Carnaval movimenta uma poderosa cadeia produtiva, mas a maior parte dos recursos destinados para a festividade fica nas mãos de um pequeno grupo, como é o caso dos setores de bebidas e alimentos.

De acordo com a pesquisadora da cultura popular, Letícia Cardoso, a ausência de políticas públicas efetivas para o setor cultural prejudica ainda mais a adoção e valorização de atrações tradicionais em grandes eventos do Maranhão, como o bumba-meu-boi, manifestação artística e popular no Estado.

“É preciso haver planejamento, continuidade, recursos garantidos pelo governo e a participação popular na construção de políticas culturais”, frisou Letícia Cardoso.

Ao final da entrevista, os professores lembraram que os gestores municipais e estaduais precisam construir estratégias adequadas voltadas para a valorização e participação dos fazedores de cultura locais em eventos tradicionais no Maranhão.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Letícia Cardoso e Daniel Lemos)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados