Fonte: FETAEMA
A FETAEMA e CONTAG participaram do Fórum Campesino Regional, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O evento aconteceu entre os dias 26 e 27 de janeiro, em Montevidéu, no Uruguai.
A Federação foi representada pela presidenta Angela Silva e a Confederação pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, e a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto.
O Fórum foi realizado para debater iniciativas em curso na região da América do Sul, com organizações latino-americanas representativas de Agricultura Familiar, Campesina, Indígena e de Pescadores Artesanais.
O Fundo também convidou instituições parceiras, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
“É importante a participação efetiva das instituições nos projetos de fomentação da agricultura familiar. Deste modo atenderão as necessidades dos homens, mulheres e jovens do campo”, avaliou a presidenta Angela Silva.
A Federação maranhense participou do encontro junto a outras 40 organizações representativas da agricultura familiar, campesina e indígena da América do Sul. Além de dirigentes e agricultoras familiares, Francisca Eliane e Emily Chaves, representando as cooperativas COOPERXIQUE, do Rio Grande do Norte, e COOPERBAC, da Bahia.
Durante o encontro foi feita uma análise sobre os impactos que os projetos entre Fida, organizações e governos da região têm gerado no campo. E como essa parceria pode ser aprimorada em benefício dos agricultores e agricultoras familiares.
Preparatório para o Fórum Campesino Global
O Fórum Campesino Regional foi uma etapa preparatória, que o Fida realiza a cada quatro anos, com aqueles continentes em que atua. Tem o objetivo de preparar a edição global do encontro.
O Fórum Global, conhecido como FAFO, busca a promoção de uma visão macro da atuação da instituição nas comunidades rurais.
O encontro de dois dias em Montevidéu gerou um documento com as propostas e resultados dos debates, resumindo as contribuições da América do Sul. Este documento será levado ao FAFO, previsto para acontecer ainda em 2023.