A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA) vai realizar seu 7° Congresso estadual, a partir do dia 20 deste mês de janeiro, em São Luís.
A Abraço-MA é uma das organizações que particou da criação da Agência Tambor, a partir do I Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão, realizado em 2017.
“Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia”. Esse é o tema do evento Abraço-MA, que vai acontecer no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol, no Centro de São Luís.
As inscrições no valor de R$ 50.00, com direito a alimentação e hospedagem para os congressistas do continente, pode ser feita aqui. Cada rádio pode participar com um(a) delegado(a).
O presidente da Abraço, no Maranhão, jornalista Ed Wilson Araújo, ressaltou a mobilização que está sendo empreendida para a participação de uma quantidade expressiva de radialistas de emissoras comunitárias de todas as regiões do Estado do Maranhão.
“São três dias com uma programação vasta e diversificada, que inclui palestras e debates de temas como acesso a projetos culturais, rádios comunitárias e os movomentos sociais, além da eleição da nova diretoria da Abraço”, assinalou.
Programação – Na sexta-feira (20), das 8h às 11h, haverá o credenciamento e recepção dos congressistas. Às 11h, o engenheiro Fernando Cesar Moraes e o advogado Fernando Cesar vão abordar o tema “Renovação de outorga”. Às 14h acontece a cerimônia de abertura com a participação de parlamentares, militantes históricos e entidades parceiras do movimento de rádios comunitárias.
Vão compor a mesa Mesa de Abertura, o Sindicato dos Bancários do Maranhão, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Agência Tambor, Abraço Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), Movimento de Mulheres, Washington Oliveira do Tribubal de Contas do Estado (TCE), Luis Henrique Lula e o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Às 16h30, o tema “Gestão e administração de emissoras comunitárias” vai ser abordado pelos professores doutores do Curso de Comunicação da UFMA Marcio Carneiro e Ramon Bezerra e às 18h, encerrando a programação do primeiro dia do evento, acontece a votação para a “Aprovação do Regimento Interno do 7º Congresso da Abraço Maranhão”.
No sábado (21), a programação inicia às 8h com a “Eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão para o triênio 2023 -2026”. Às 10h, acontece a palestra e debate “Desafios da Comunicação no novo governo federal” com Luiz Henrique Lula, dirigente do PT Nacional e participante do Grupo de Trabalho Transição Governamental do Governo Lula, Abraço Maranhão, Agência Tambor, Brasil de Fato e Claudia Santiago do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).
Às 14h, o gestor e produtor cultural, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, Armando Nobre, vai abordar o tema “Projetos culturais e rádios comunitárias”. A programação prossegue às 16h, com o debate “Movimentos sociais e rádios comunitárias” com Agência Tambor, TV Quilombo, CUT, CTB e CSP Conlutas” e às 17h30 os radialistas Paulo Pelegrini, da Universidade FM, Robson Junior, da Difusora FM, e Marcial Lima, da Mirante AM, debatem “ Para onde vai o rádio?”. Encerrando a programação do segundo do Congresso acontece às 19h, o lançamento do livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”, jantar e atividade cultural.
No último dia do evento, domingo (22), a programação começa às 8h, com a mesa redonda “O movimento sindical e as rádios comunitárias” com NPC, Apruma, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Urbanitários, Sindsep e Sindicato dos Ferroviários. Às 10h, vai ser marcada com a “Aprovação do plano de lutas da gestão 2023 – 2026” e às 12h, o Almoço de congregação dos participantes, encerrando as atividades do evento.
E um evento muito interessante e importante para o Maranhão.