O Jornal Tambor desta terça, 6/12, recebeu Franklin Douglas, professor do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e um dos idealizadores do projeto Maranhão na Copa.
O projeto reúne em formato de série pesquisas feitas pela equipe da disciplina “Produção para a mídia sonora” sobre os cinco mundiais conquistados pela seleção brasileira, com elementos do Maranhão.
(Veja abaixo o Jornal Tambor, com a entrevista de Franklin Douglas)
O professor aponta que a pesquisa foi realizada sob análise do jornalismo impresso, radiofônico, web e televisivo de época, com o suporte de leituras teóricas da mídia sonora contemporânea, que ele chama de “sonorosfera”.
“O jornalismo esportivo, para além da espetacularização do futebol, permanece em suas formas características técnicas até os dias de hoje. Ouvimos os alunos e por sugestão da turma fizemos a série neste formato”, explica.
O projeto conta com uma equipe de roteiro, locução, produção e edição formada pelos estudantes Cris Sousa, Matheus Sousa, Sophia Lustosa, Sylmara Durans, Victor Sá e Marcos Grativol, do curso de Rádio e TV, com orientação dos professores Franklin Douglas e Sarah Fontenelle.
Entre os temas abordados pela série estão técnicas e teor das narrações dos jogos, lances decisivos, acontecimentos paralelos às competições e capas de jornais.
A pesquisa também teve enfoque no jornalismo local, como explica Douglas. “Fomos atrás de narradores do futebol maranhense, buscamos conexão com o esporte localmente para entender o que eles projetam em termos de Copa do Mundo”, apontou.
Os episódios da série serão lançados gradativamente, sempre nos dias de jogos do Brasil, sem previsão de continuação após o fim da Copa. A rádio Universidade FM, sintonizada em 106.9, faz a transmissão ao vivo após os jogos. Os episódios anteriores estão disponíveis no Instagram do professor, @oifranklin.
Veja abaixo o Jornal Tambor, com a entrevista de Franklin Douglas