O Instituto Maranhão Sustentável (IMAS), fundado em 2011, completou 11 anos no último sábado (12/11). A organização atua pelo fortalecimento de práticas sociais e ambientais, que fortaleçam a relação comunitária entre a natureza e a sociedade.
A entidade atua nas comunidades maranhenses em vulnerabilidade social e econômica.
O Instituto se articula por meio de ações de atuação que pautam a sustentabilidade social, econômica, ambiental, institucional e cultural.
A bióloga e sócio-fundadora do IMAS, Luzenice Macedo, conta que o foco da atuação é a interdependência saudável entre moradores e o meio-ambiente. “Nós procuramos experimentar novos modelos de convivência com o meio ambiente. Pensamos e testamos ações mais cuidadosas com os limites ambientais.”
Dentre os projetos listados estão o “Laboratório de Cidades Inteligentes”, que prioriza a ação de agentes locais para produzir cidades ecointeligentes; o “Polo de Produção de Conteúdos”, que capacita jovens à participação comunitária; e “O Caminho do Farol”, que realiza espetáculos de arte e atividades sociais para fortalecer a economia criativa.
A lista de ações pode ser vista pelo portfólio da organização.
O IMAS também se prepara para aceitar voluntários. Atualmente a equipe é composta por 15 pessoas e no início de 2023 será aberto um programa de voluntariado.
Luzenice diz que “as pessoas podem participar de nossos projetos ou propor ações onde detenham conhecimento. Tudo é bem vindo. Eles são parte importante das nossas iniciativas que são pautadas em colaboração e solidariedade.”
Acompanhe o Instituto Maranhão Sustentável pelo Instagram @maranhaosustentavel e pelo site.