O cenário cultural do Maranhão é diverso. Ele está presente na fala, na dança, nas roupas e na música. Em São Luís, artistas enfatizam nos seus trabalhos todas as peculiaridades da identidade local. Um desses atores culturais é a cantora e compositora Emanuele Paz.
O Jornal Tambor dessa sexta-feira (04/11) entrevistou Emanuele. Ela falou sobre seus trabalhos, de sua relação com o Reggae, do atual momento da música feita na Ilha de São Luís e das novas perspectivas para a cultura brasileira.
Em 2017, ela começou a cantar profissionalmente com a banda Casarão Verde. Depois ela participou do Festival Sonora, festival internacional de compositoras. E fez parcerias com Biodz, com Beto Ehong e com Flávia Bittencourt.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Emanuele Paz)
Emanuele começou sua trajetória musical cantando no teatro de sua escola e na igreja que frequentava. “ A aula de canto na igreja foi um divisor de águas, porque ali eu entendi o que eu queria fazer”.
A cantora disse que a cultura foi bastante afetada durante a pandemia de Covid-19, em especial na Ilha de São Luís. No entanto , agora é um momento onde artistas estão comprometidos em fazer “a máquina cultural maranhense girar”. Segundo Emanuele “São Luís está formigando cultura”. Ela cita o reggae como exemplo, com novas bandas locais e a expansão de radiolas na cidade.
A artista lembrou que muitos artistas ficaram sem sustento por falta de políticas voltadas para o setor cultural, durante o governo de Bolsonaro. “Nesses últimos quatro anos eu vi músicos passando fome. Esse próximo governo tem uma missão gigantesca, que é tapar os buracos deixados pelo atual”. A artista diz que a volta do ministério da cultura “é muito importante. Estou esparançosa”.
No final da entrevista Emanuele falou sobre seus próximos projetos musicais, um deles é a produção do show “Lado B”, com composições das cantoras Gal Costa , Rita Lee e Fafá de Belém. O evento vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro deste ano, no Grupo Xama Teatro, no Araçagi, em São José de Ribamar.
(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Emanuele Paz) 👇👇🏾👇🏿