Skip to main content

São Luís! Feira valoriza agroecologia e produção de alimentos saudáveis

Foto: IV Feira da Resex de Tauá-Mirim, na UFMA – APRUMA

Ocorreu hoje, 19 de outubro, IV Feira da Resex Extrativista Tauá-Mirim. O evento foi no campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na sua área de vivência, das 9h até às 14 horas. Lá foram disponibilizados diferentes tipos de alimentos, todos sem agrotóxicos, oriundos do extrativismo e da agricultura familiar, além de diversos artesanatos.

Na terça-feira (18/10), o Jornal Tambor entrevistou Ana Lourdes Ribeiro e Vanessa Paixão dos Santos, que trataram da Feira. Ana é educadora e pesquisadora, uma das coordenadoras do grupo de estudos GEDMMA/UFMA. E Vanessa é estudante e empreendedora, moradora do residencial Luís Bacelar, do grupo Mulheres Unidas da Cidade Nova.

(Veja, no final desse texto, essa edição do Jornal Tambor,com a entrevista de Ana Lourdes Ribeiro e Vanessa Paixão dos Santos)

A Resex de Tauá-Mirim é uma área verde, localizada na Zona Rural de São Luís, cercada de empreendimentos industriais, portuários e minerários. A extração de recursos naturais são as principais fontes de renda dos moradores.

A luta de comunidades pela defesa desse território é uma reivindicação antiga. Ana falou da importância da resistência dessa população, para a preservação do seu modo de vida, em harmonia com a natureza. “A Resex surge nesse sentido de resistência. E a Feira vem nessa proposta de afirmar que existe produção dentro dessas comunidades tradicionais”, ressaltou a educadora.

A Feira também foi pensado como um espaço para que essas populações tradicionais comercializem seus produtos, priorizando um modelo de desenvolvimento sustentável. Para Vanessa diz que a iniciativa fomenta a economia no local, além de ser “uma experiência multidimensional”. Segundo a empreendedora do grupo Mulheres Unidas da Cidade Nova, a Feira “possibilita que pessoas conheçam a Resex de Tauá-Mirim, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade de circulação econômica dentro da comunidade”.

A iniciativa é uma organização do Conselho da Resex de Tauá-Mirim com o apoio do Sindicato dos Professores da UFMA (APRUMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), Associação Agroecológica Tijupá (TIJUPA) e Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST).

(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Ana Lourdes Ribeiro e Vanessa Paixão dos Santos) 👇🏿👇🏾👇🏽

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados