O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) está mais uma vez engajado na campanha de combate ao câncer de mama, alertando às bancárias para realizarem o autoexame de mama. A ação do Sindicato está vinculada ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Já vem de longe o engajamento do Sindicato dos Bancários do Maranhão neste movimento. Nos últimos anos, são feitas campanha de conscientização no site da instituição, em seu instagram, facebook, aplicativo de celular, além do jornal impresso.
O “Outubro Rosa” começou em 1990 em Nova Iorque, na Corrida da Cura, onde foram distribuídos laços cor de rosa para os participantes. No Brasil, a campanha teve início em 2 de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco de Ibirapuera), em São Paulo, foi iluminado de rosa, uma iniciativa de mulheres que defendiam a luta contra o câncer de mama.
Em nosso país, o CA de Mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões, com exceção da Região Norte. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por CA de mama foi de 11,84 óbitos a cada 100 mil mulheres em 2020, com mais casos de óbito nas regiões Sudeste e Sul. No Maranhão, segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado, entre 2020 e 2021, foram registrados cerca de 1.700 casos e 430 mortes por câncer de mama.
O sintoma mais comum da doença é o nódulo nos seios, geralmente indolor, duro e irregular. Para prevenir, é importante o toque, a visita regular ao médico e a mamografia. O diagnóstico precoce salva vidas. Já o tratamento consiste em quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, anticorpos e cirurgias.
Fonte: ascom/seeb-ma