Os professores Arnodson Campelo e Celina Amélia, candidatos a reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) pela Chapa 1 – Renovar e Descentralizar -participaram do Quadro Dedo de Prosa, do Jornal Tambor, apresentado pela jornalista Lívia Lima.
(Veja, no final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor, com as entrevistas de Arnodson e Celina)
A entrevista tratou exatamente sobre as eleições para a reitoria da Uema, que acontece no dia 12 de setembro. Os candidatos da Chapa 1 apresentaram suas principais propostas e foram incisivos quanto à urgência da descentralização e renovação para a Universidade.
“Queremos uma gestão mais participativa, mais democrática. Vamos romper com o continuísmo instalado na universidade e promover a descentralização, que vai acelerar os processos e diminuir os custos. Precisamos dar uma roupagem nova para Uema. Ela precisa ser notada pela sociedade”, enfatizou Professor Arnodson.
“Vamos romper com práticas que não combinam com o ambiente acadêmico e de produção de conhecimento. Iremos olhar para o continente. É preciso que a Uema seja interiorizada, e, para isso, é preciso romper com a centralização”, frisou Professora Celina.
Os professores pontuaram ações para o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão. Mencionaram a criação de uma creche para os filhos dos alunos e funcionários; implantação de restaurantes universitários; investimento em moradia para discentes que residem no interior; participação dos estudantes nos conselhos e colegiados; implantação do Plano de Cargos e Carreiras para os técnico-administrativos; dentre outras propostas.
(Vejam abaixo o Jornal Tambor, com a entrevista de Arnodson e Celina) 👇🏾👇🏿👇