Skip to main content

Bumba meu boi é modo de vida

Humberto de Maracanã, uma enorme referência

O assunto tratado foi cultura, remetendo a identidade e memória, além dos conflitos entres as tradições e as mudanças provocadas por reconfigurações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas.

O Jornal Tambor da última sexta-feira (15/07), entrevistou Letícia Cardoso. Ela recentemente publicou nos sites Agência Tambor e Outras Palavras, artigo intitulado “No tempo do Bumba-boi”, onde expõe seu conhecimento e paixão pela festa, cerimônias, rituais, identidades, enfim, pelo grande arraial chamado São Luís.

(Veja, ao final desse texto, o Jornal Tambor, incluindo a entrevista de Letícia)

Letícia é jornalista, com mestrado em Ciências Sociais, doutorado em Comunicação Social, autora do livro “O teatro do poder: cultura e política no Maranhão”, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de boieira e coureira.

Na entrevista, ela tratou da cultura popular do Maranhão, com ênfase nas festas juninas e, mais particularmente, a relação do Bumba-boi com a cidade de São Luís, que foi o tema do artigo recente.

Para Letícia o Bumba meu boi é uma questão de troca de saberes, entre quem participa e quem desenvolve a manifestação, além de ser sensorial. “O Bumba meu boi é de fato uma experiência completa”, diz ela.

A jornalista e professora Letícia Cardoso

A jornalista explicou que a manifestação movimenta uma cadeia produtiva na cidade de São Luís, a força dos trabalhadores se renova no tempo do Bumba-boi. Além disso, ela diz que a ida do Boi para a mídia proporcionou uma nova reconfiguração.

“O Bumba meu boi é um processo de comunicação. Não necessariamente midiático, mas que é atravessado pela mídia. Nós não podemos pensar o Boi afastado dessas dinâmicas tecnológicas, sociais, turísticas, tudo isso influencia o processo criativo e produtivo de Bumba meu boi”, comentou.

Ela ressaltou que o Boi é também afeto, carregando toda uma identidade cultural, com versos, toadas que abordam questões político-sociais da sociedade. “O Bumba meu boi é forma de viver no Maranhão”, disse Letícia.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Letícia Cardoso) 👇🏾👇👇🏽

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados