O projeto Visões de Lampião é uma homenagem aos festejos de São João em São Luís do Maranhão e do Nordeste. Idealizado pelos artistas Chico Nô e Zé Paulo, tem como objetivo levando a música, poesia, cordel, tambores e sotaques maranhenses para várias cidades do país.
O assunto foi tema do Jornal Tambor dessa sexta-feira (17/06), que conversou com Chico Nô. Ele é cantor e compositor.
(Veja, ao final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor com a entrevista com Chico Nô)
O Projeto iniciou no ano de 2005, com a criação da canção “Visões de Lampião”, que surgiu através de cordéis. O trabalho é inspirado num show homônimo, apresentado pela primeira vez em 2015, em parceria com Zé Paulo.
“Metade do projeto tinha canções do Chico Nô e a outra metade do Zé Paulo em homenagem ao São João, Zé Paulo entrava com os Bois e o Chico Nô, com as canções de xaxado, xotes, baião e quadrilha”, destacou o entrevistado do Jornal Tambor.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a música e a cultura maranhense. O projeto tornou-se tradição nos principais arrais do estado do Maranhão, passou por dez capitais brasileiras, através do projeto Sesc Amazônia das Artes 2018.
Chico comentou que o projeto ganhou uma versão online com a criação do site visoesdelampiao.com.br. , nele fica disponível ao público o show e as faixas musicais do projeto, além de oficinas e galeria de fotos que eternizam e exaltam a cultura Maranhense.
Para Chico Nô, as músicas podem ser vistas como um instrumento de desalienação e como um ato político, importante na criação de uma consciência político-social na sociedade brasileira, aliando isso com a educação. “Devemos espalhar essas canções principalmente dentro das salas de aula”, diz o cantor.
Visões de Lampião foi contemplado no edital de economia criativa, com todas as músicas autorais, levando o melhor da sonoridade maranhense para o Brasil e o mundo.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, a entrevista com Chico Nô)