O livro “Política de raça e classe no Brasil: Uma Crítica Marxista” traz como temática a construção econômico-social no Brasil e o racismo.
O tema foi debatido no Jornal Tambor dessa sexta-feira (27), pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), mestre em Educação e Pedagogia, doutora em Políticas Públicas e militante do PSTU, Claudicéa Alves Durans, a autora do livro.
(Veja, ao final desse texto, a integra do Jornal Tambor, a entrevista com Claudicéa Alves Durans)
O livro foi lançado, em São Luís, no inicio deste mês de maio. A pesquisa tem origem na sua tese de doutorado, no programa de pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo Claudicéa, o objetivo do Livro é buscar uma análise da política de classe no Brasil.
Ela trouxe as particularidades do Estado Brasileiro e seus desdobramentos sobre a questão racial no seu atual momento conjuntural.
A professora explica que fez “toda uma contextualização histórica, desde a formação econômica social do Brasil”, para tentar revelar a política de raça e classe que tem se desenvolvido no país.
Claudicéa enfatizou a relação de raça e classe na perspectiva Marxista. “No tema racial há uma combinação desses elementos de raça e classe, entendemos que a questão racial tem um caráter de classe”.
Ela lembra o processo prologando no Brasil de um racismo que durou em torno de 380 anos de escravidão e coisificou uma população eminentemente negra. E ressaltou que temos apenas 133 anos de trabalho livre “com a ideia da abolição, que foi só formal”.
O estudo que deu origem ao livro adotou o método materialismo histórico-dialético. A obra mostra também uma discussão a respeito do desenvolvimento das diferentes formas de organização e táticas do movimento negro no Brasil.
O livro “Política de raça e classe no Brasil: Uma Crítica Marxista”, pode ser encontrado através do site da editora Sundermann.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, a entrevista com Claudicéa Durans) 👇🏽👇👇🏾