Todos que apostam verdadeiramente na democracia querem eleições limpas, seguras, onde a vontade do eleitor prevaleça. Por isso o Brasil vem apostando e aperfeiçoando desde a década de 1990, o processo de votação em urnas eletrônicas.
A história do Brasil é marcada por eleições fraudadas. No Maranhão, falava-me em uma Universidade da Fraude, que operou no século XX.
As urnas eletrônicas garantiram, ao longo das últimas duas décadas, em 11 pleitos consecutivos, realizados de dois em dois anos, que fossem eleitas mais de 300 mil pessoas, em todos os 5568 municípios do país.
O Jornal Tambor debateu nessa segunda-feira (22/05) os ataques que Jair Bolsonaro tem feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as urnas eletrônicas.
(Veja, ao final desse texto, a integra do Jornal Tambor, com o debate envolvendo as eleições)
“O ataque as urnas eletrônicas e ao TSE reafirmam a desonestidade de Jair Bolsonaro”. Foi o que disse o jornalista Emilio Azevedo, que participou do debate ao lado de Lívia Lima e Danielle Louise, também comunicadoras da Agência.
Bolsonaro ataca sem nenhuma prova. Trata-se do mesmo sistema eleitoral onde ele e seus filhos vem se elegendo.
Os comunicadores também falaram do Golpe de 1964, das dificuldades de Bolsonaro dar hoje um golpe de Estado, dos tumultos, instabilidades e crises provocadas pelo atual presidente, dos papeis das mais diferentes instituições diante da esperada violência da extrema direita.
A equipe da Agência Tambor disse acreditar que o Brasil é muito maior do que a vontade pessoal de Bolsonaro e seu grupo.
Danielle Louise lembrou os crimes que Bolsonaro cometeu na pandemia e todos falaram da importância do Exército agir com decência, da mesma forma que o Exercícito americano agiu diante das atrocidades do grupo de Donald Trump, que lá não aceitou a derrota.
Ao final, os comunicadores convidaram todas e todos a votarem livremente, prometendo para breve um debate sobre a volta do Brasil ao Mapa da Fome e o aumento descontrolado dos preços…
(Vejam abaixo, o Jornal Tambor, com as considerações a respeito da democracia e dos ataques da extrema-direita a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas) 👇👇🏾👇🏿