Estarão sendo lançados, nessa quinta-feira (19/05), no Centro de Defesa da Vida, na cidade de Açailândia (MA), os livros “Teias de Luta: Narrativas feministas em resistência aos megaprojetos” e também “Mulheres Atingidas: Territórios atravessados por megaprojetos”.
O Jornal Tambor nessa terça-feira (17/05) ouviu as jornalistas Ana Luisa Queiroz e Larissa Pereira Santos, ambas participaram do processo de organização e realização das obras.
(Veja, ao final desse texto, o Jornal Tambor, com a entrevista com Ana e Larissa)
Ana é feminista, educadora popular e coordenadora de projetos do Instituto Pacs. Larissa é jornalista e atualmente atua como coordenadora de projetos na Associação Justiça dos Trilhos.
Os Livros buscam trazer uma amplificação das vozes de mulheres lutadoras. Todo o material e a compilação das histórias presentes em cada obra, foi fruto de entrevistas, desenvolvidas através do instituto PACS. O principal objetivo é contribuir no enfrentamento de projetos de morte, na defesa da vida e de lugares atingidos por toda uma estrutura patriarcal e excludente, onde essas mulheres estão inseridas. Os dois projetos evidenciam os saberes, afetos e resgata o cotidiano de resistência dessas mulheres.
(Veja, abaixo, a integra do Jornal Tambor, com a entrevista Ana e Larissa)