Skip to main content

Siduema! Debate tratará de grilagem de terras no governo Sarney

O Sindicato dos Docentes das Universidades Públicas Estaduais do Maranhão (SIDUEMA) vai promover o projeto SINDUEMA DEBATE, quando serão debatidos temas de relevância social, política, econômica e cultural para o estado do Maranhão.

A primeira atividade desse projeto (que tem o apoio da Agência Tambor) será no dia 29 de abril, na cidade de Caxias (MA).

E o primeiro convidado é Robison Pereira, mestre em ciências sociais e professor da Universidade Estadual do Piauí, que lançou um livro contendo a sua pesquisa de mestrado. O trabalho é intitulado “Maranhão crisálida?: práticas discursivas e redes de relações sociais no governo José Sarney – 1966/1970”.

Robison é sociólogo (UFMA), especialista em História do Maranhão (UEMA) e mestre em Ciências Sociais (UFSCAR). Atua como pesquisador no Campus Drª. Josefina Demes, é membro do NEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro) e do CEPEX (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESPI), autor de “Pesquisa e Formação: mediando a produção de saberes no Curso de Pedagogia”.

De acordo com o autor o livro “é importante, porque revela o germe da desigualdade social e econômica no Maranhão, alicerçada na entrega de terras públicas e grilagem de tantos outros territórios. Ou seja, a modernidade anunciada e aplicadas em ilhas de desenvolvimento, deslocou milhões de seres humanos a mais absoluta pobreza”, ressalta Robison Pereira.

A pesquisa enfoca o papel desempenhado pelo governo José Sarney à frente do estado do Maranhão entre 1966 e 1970 na tentativa de operacionalização de uma agenda política administrativa modernizante, mas que sedimentou e consolidou as bases de uma estrutura de poder arcaica e conservadora, que se reproduziu e se repaginou pelas décadas seguintes.

O debate será mediado pelo presidente do SINDUEMA, o prof mestre Bruno Rogens. O evento acontecerá no auditório do campus da UEMA, em Caxias, no dia 29 de abril sexta-feira à partir das 19h.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados