Imagem: NPC
O Jornal Tambor desta sexta-feira (18), entrevistou o professor de geografia Leon Diniz. O assunto foi o catálogo digital de filmes populares lançado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC – RJ). Ele colaborou na catalogação destas produções audiovisuais de todo o Brasil.
(Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista com Leon Diniz)
De acordo com o entrevistado, a coleta destas obras foi realizada desde 2006, então o NPC elaborou um catálogo físico. Em 2021, pensando em outro meio de facilitar a busca por estas produções, os colaboradores do NPC resolveram desenvolver um arquivo digital. E atualmente já possui mais de 300 filmes.
Com este arquivo, explica o professor, é possível dar mais visibilidades para importantes obras cinematográficas que muitas vezes não chegam para todos. Os vídeos estão divididos em temas como comunicação alternativa, experiências populares, lutas mundiais, lutas por terra, lutas urbanas, manifestações culturais, movimento negro, povos indígenas e outros.
O professor pontuou em sua fala que a forma como os vídeos foram organizados demonstram as mudanças sociais e de como as lutas seguem atuais. “As lutas de cada setor tem a ver com a luta maior e a luta maior tem a ver com a luta de cada setor”, afirmou ele.
Além disso, ele evidenciou que os filmes podem gerar conhecimento, mas também estimulam que as pessoas busquem colocar a luta em prática. “Aprender a importância do vídeo, mas também a importância da prática”, disse o professor.
Para acessar todos as obras no acervo do NPC, basta entrar no site: https://nucleopiratininga.org.br/dicas-do-npc/catalogo-de-videos/.
(Veja abaixo o Jornal Tambor com o professor Leon Diniz 👇🏿👇🏼👇🏾👇🏻)