Nos últimos dois anos, mais de trezentas normas ambientais foram alteradas, no Brasil, para diminuir a proteção ambiental e facilitar a implementação de negócios com alto poder de degradação do meio ambiente.
O alerta foi feito pela bióloga, mestra em saúde e ambiente, e uma das fundadoras do Instituto Maranhão Sustentável, Luzenice Macedo Martins, em entrevista ao Jornal Tambor na segunda-feira (07/03), que abordou a “a importância dos parlamentos para a democracia”.
(Veja, ao final desse texto, em nosso canal no YouTube, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista de Luzenice Macedo)
“É no parlamento, nas casas legislativa, que são votadas e aprovadas leis que vão interferir diretamente em nossas vidas”, ponderou a coordenadora do Fórum Maranhense de Estudos Legislativos, que propõe a construção de um espaço de articulação para promover debates, produzir e difundir conhecimento de temas dos poderes legislativos.
Luzenice Macedo, que é também servidora concursada da Assembleia Legislativa do Maranhão e dirigente do Sindicato dos Servidores da Alema, chamou a atenção de todos, que muitas leis estão sendo votadas para atender a interesses de grupos econômicos, o que “não me representa” e que tem impactos negativos como “a insegurança alimentar, a perda de direitos e a violência no campo”.
Ela relacionou ainda que existem inúmeros meios e canais em que a população pode e deve acompanhar a atuação dos parlamentares para cobrar uma atuação que tenha como princípio e essência não “apenas interesses momentâneos, mas a implementação de políticas públicas consistentes para todos”.
Luzenice também elogiou a Agência Tambor, que neste mês de março completa quatro anos de existência, como uma proposta de comunicação que rompe as amarras de sistemas de comunicação familiares que visam interesses particulares, em detrimento de interesses coletivo da sociedade.
“É no parlamento que se propõe leis que regulamenta a concessão de meios de comunicação. Esse é um debate que precisamos fazer, para a democratização dos meios de comunicação e para termos mais veículos de comunicação com a coragem e a disposição como o da Agência Tambor, em debater temas importantes para todos nós”, finalizou.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Luzenice Macedo) 👇👇🏾👇🏿