Por Agência Tambor
26/04/21
Professores, professoras, estudantes e diferentes setores da sociedade civil maranhense organizaram uma grande mobilização para cancelar uma reunião, do Conselho Universitário da UFMA (Consun), que estava marcada para amanhã (27/04). O sindicato dos professores da UFMA (Apruma), inclusive, entrou na Justiça pra barrar a reunião!
Diante da confusão que extrapolou rapidamente os muros da UFMA, a reitoria emitiu uma Nota de Esclarecimento, hoje a tarde, adiando a reunião do Consun, sem indicar uma nova data.
E também hoje a tarde, a Justiça Federal atendeu ao pedido da Apruma e determinou que a reunião fosse suspensa por apresentar irregularidades.
Confusão grande
Há uma acusação muito séria, sobre uma ação que estaria sendo comando pelo atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, no sentido desmontar a democracia interna da Universidade Federal do Maranhão e concentrar poder nas mãos da reitoria.
Esse processo seria ilegal. E estaria sendo feito as escondidas, atropelando toda a comunidade universitária.
Os professores Bartolomeu Mendonça e Mary Ferreira deram uma entrevista hoje, (26/04) no Jornal Tambor, e trataram do assunto.
Bartolmeu, que é o atual presidente da Apruma (sindicato de professores da UFMA), detalhou a questão “do golpe e da ilegalidade”.
E a professora Mary, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas/UFMA, disse que o golpe, além de ferir gravemente a democracia, tem toda “uma relação com a tentativa de privatizar as universidades públicas”.
O grave problema, que pode ter uma enorme repercussão negativa pra gestão de Natalino Salgado, passa pela tentativa de mudanças estatutárias e regimentais na UFMA.
Outro lado
Natalino Salgado informou que adiou a reunião por solicitação de vários conselheiros.
Ele afirmou na nota que a Universidade “nessessita passar” por uma “reestruturação institucional”. E disse também que o adiamento “possibilita a participação mais efetiva da comunidade universitária”.
Por fim, ele se queixa da reação. Dizendo serem “narrativas infundadas, desvirtuadas e inverídicas”. Sobre a decisão da Justiça contra a realização da reunião, Natalino não se manifestou.
A Agência Tambor deixa claro que vai acompanhar de perto toda e qualquer tentativa de mudança no estatuto e regimento da Universidade Federal do Maranhão. E tudo que possa comprometer a democracia, será amplamente denunciado.
Veja, abaixo, o programa de hoje do Jornal Tambor, pelo YouTube ou podcast, onde a professora Mary Ferreira e o professor Bartolomeu Mendonça foram entrevistados pela jornalista Flávia Regina Melo e pelo jornalista Emilio Azevedo.
Veja a entrevista no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/L05y7vyUfd0
🎧 Ouça o programa com os professores Mary e Bartolomeu agora mesmo pela plataforma Spotify: